Dra. Juliana Carrion

Ectrópio: sintomas, causas e tratamento

Ectrópio

Determinadas condições oculares provocam desconforto e podem trazer complicações quando não são tratadas. Esse é o caso, por exemplo, do ectrópio, que inspira uma série de cuidados.

 

Para que você conheça melhor essa patologia, entenda suas causas, sintomas, o tratamento e a diferença para o entrópio, preparamos este artigo com informações claras e objetivas sobre o assunto.

 

O que é ectrópio?

 

Ectrópio é uma condição em que a margem da pálpebra inferior se vira para fora, afastando-a do globo ocular. Ela acaba deixando o olho do paciente mais exposto, o que pode provocar inúmeros problemas e infecções.

 

Quando o tratamento não é realizado corretamente, o indivíduo pode sentir a formação de crostas na pálpebra, secreção ocular, sensação de corpo estranho no olho e até obstrução do ponto lacrimal.

 

E não para por aí: em razão da exposição do olho, há o risco até de úlcera de córnea.

 

Ectrópio x entrópio: qual a diferença?

 

As duas patologias são opostas. Diferentemente, do ectrópio, que vira a pálpebra para fora, o entrópio tem o efeito contrário e representa uma inversão da pálpebra, que se vira para dentro, em direção ao globo ocular.

 

Causas

 

A idade avançada é uma das causas mais comuns do ectrópio, já que, com o passar dos anos, a má posição e a frouxidão da pálpebra pioram. 

 

Pessoas de todas as idades, no entanto, podem sofrer com a patologia, que pode ser causada por outros fatores. Alguns exemplos são:

 

  • Paralisias faciais;
  • Cicatrizes (como cirurgias e queimaduras);
  • Traumas.

 

A ceratose actínica, que é uma mancha escamosa na pele causada por anos de exposição ao sol, também pode ser uma causa, sendo mais comum em pessoas mais velhas.

 

Tipos

 

Existem diferentes tipos de ectrópio, e essa classificação leva em consideração a causa da patologia. Veja como eles são classificados:

 

Ectrópio senil

 

Esse é o tipo mais comum e é causado pela frouxidão palpebral que piora conforme o avanço da idade. 

 

Ectrópio paralítico

 

Está associado a uma paralisia facial ou espasmo muscular sofrido pelo paciente. Em conjunto com a flacidez nas pálpebras, aumenta as chances de um indivíduo desenvolver a patologia.

 

Ectrópio cicatricial

 

Nesse caso, uma cicatriz, que pode ser causada por procedimentos cirúrgicos, queimaduras ou mesmo doenças na pele, faz com que o tecido se retraia e, consequentemente, a pálpebra se vire para fora.

 

Quais são os sintomas?

 

O principal sintoma dessa condição é sua característica principal, quando a pálpebra do paciente se vira para fora. Algumas alterações como a sensação de que há um corpo estranho no olho e vermelhidão são efeitos comuns do problema.

 

Tratamentos para Ectrópio

 

É primordial procurar um oftalmologista para que o tratamento adequado seja indicado. Normalmente, pomadas e colírios podem ser utilizados para aliviar os sintomas do ectrópio, mas não tratam a causa do problema.

 

Apenas a cirurgia, no entanto, é utilizada como um tratamento definitivo.

 

A cirurgia de ectrópio 

Ectrópio: conheça os sintomas, as causas e o tratamento para a condição

 

O procedimento cirúrgico proporciona ótimos resultados para o paciente, pois reposiciona a pálpebra para seu devido lugar e acaba devolvendo a lubrificação e, consequentemente, o conforto e a qualidade de vida.

 

Nos casos mais comuns, em que o ectrópio é do tipo senil, o profissional realizada uma espécie de “encurtamento” da pálpebra inferior, fazendo um corte cirúrgico na lateral da pálpebra e utilizando pontos de fixação, chamado de tarsal strip.

 

Em outras situações, pode ser necessário realizar a abertura do ponto lacrimal do paciente juntamente com outras técnicas cirúrgicas, e fazer um enxerto de pele.

 

O pós-operatório costumaser tranquilo e indolor, embora, em alguns casos, o paciente sinta mais sensibilidade nos olhos.

 

É importante seguir as orientações do oftalmologista, que incluem determinados cuidados para evitar possíveis complicações oriundas do procedimento cirúrgico.

 

Em busca de um profissional de confiança?

 

Se você está em busca de um profissional de confiança, conheça a Dra. Juliana Carrion. Médica oftalmologista especializada em cirurgia plástica ocular, ela já realizou mais de 2 mil cirurgias e tem uma longa experiência em procedimentos oculares.

 

Se residir em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, você pode marcar uma consulta on-line. Caso more em outra cidade ou tenha preferência, também é possível fazer uma consulta digital para tirar todas as suas dúvidas. Vamos conversar?

 

 

MARQUE UMA CONSULTA!

 

Caso queira conhecer melhor a Dra. Juliana Carrion e tirar suas dúvidas sobre oftalmologia e plástica ocular, acesse seu Instagram e acompanhe as publicações.

  • blefaroplastia
  • dra
  • ectrópio
  • oftalmologista
  • plastica ocular
  • Rejuvenescimento palpebral

Posts relacionados

O que é ptose palpebral? Tire todas as suas dúvidas

olhar cansado

Como melhorar o olhar cansado e envelhecido? Tire suas dúvidas

expressão facial

Procedimentos para fazer nas pálpebras e melhorar sua expressão facial

agendar

Reserve um horário para se cuidar

Seja você a sua prioridade! Cuide da sua saúde, beleza e autoestima. Agende uma consulta com facilidade pelo WhatsApp.