Dra. Juliana Carrion

Blefaroplastia inferior: saiba mais sobre a cirurgia

Expressões cansadas, sensação de mais idade e baixa autoestima. O excesso de pele e de gordura ao redor dos olhos pode trazer uma série de impactos negativos para a vida de uma pessoa e, para esses casos, existe a blefaroplastia inferior.

 

Esse procedimento é muito procurado por pessoas que buscam ter mais confiança e satisfação com sua própria imagem. Hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a cirurgia nas pálpebras inferiores, que é uma das mais procuradas.

 

O que é blefaroplastia?

 

A blefaroplastia é utilizada para retirar o excesso de pele e de gordura das pálpebras, além de auxiliar no posicionamento correto das pálpebras. Ela remove estes excessos que podem contribuir para uma aparência mais cansada.

 

Apenas profissionais altamente capacitados podem fazer essa intervenção cirúrgica. Para saber mais a respeito, acesse nossa publicação completa clicando no link abaixo.

 

O que é blefaroplastia? Para que serve, como é realizada e quando é indicada

 

Indicação

 

O procedimento é indicado para homens e mulheres que desejam retirar o excesso de pele ou de gordura ao redor dos olhos. Normalmente, os pacientes que procuram por ele têm determinadas características em comum, como por exemplo:

 

  • Excesso de pele nas pálpebras
  • Flacidez palpebral
  • Bolsas de gordura ao redor dos olhos
  • Rugas perioculares
  • Hipertrofia do músculo orbicular

 

O procedimento

 

Blefaroplastia Inferior

 

Por ser um procedimento minimamente invasivo, a cirurgia é realizada com anestesia local, com ou sem sedação, a depender do caso. O paciente recebe alta cerca de uma hora depois e pode voltar para casa.

 

Antes da cirurgia, se marca a região das pálpebras em que o excesso de pele e as bolsas de gordura serão retirados. As incisões são realizadas com laser, o que garante uma recuperação mais rápida, com menos edemas e hematomas.

 

Tipos

 

A blefaroplastia, que também pode ser chamada de cirurgia das pálpebras, pode ser realizada de duas formas diferentes e as áreas a serem tratadas dependem da necessidade de cada paciente.

 

Conheça os tipos de blefaroplastia inferior:

 

A blefaroplastia inferior, por sua vez, é realizada nas pálpebras inferiores. Existem duas técnicas para realizar a intervenção cirúrgica: a transcutânea e a transconjuntival.

 

Na transcutânea, que é a mais utilizada, a incisão é realizada abaixo da linha dos cílios do paciente. Em alguns casos, pode ser necessário, além do excesso de pele e de gordura, fazer a retirada de um pouco de músculo.

 

Quando a técnica por via transconjuntival é escolhida, a incisão é feita na conjuntiva (área que reveste a região posterior das pálpebras). Esse procedimento é mais utilizado em pacientes que possuem bolsas de gordura, mas não têm excesso de pele ou apresentam pouca quantidade.

 

A escolha da técnica vai variar de acordo com as características do paciente, assim como seus objetivos com a cirurgia. Com o auxílio do laser c02, do peeling ou do multi agulhamento, os dois métodos melhoram a textura da pele durante a cirurgia.

 

Cicatriz da Blefaroplastia Inferior

 

Uma das dúvidas mais comuns com relação à blefaroplastia inferior está relacionada à cicatriz.

 

Na técnica por via transconjuntival, o paciente não fica com uma cicatriz visível na pele. Na transcutânea, uma cicatriz bastante discreta fica próxima à linha dos cílios. Com o passar dos meses, ela se torna praticamente inaparente.

 

Recuperação

 

Como você viu, a blefaroplastia inferior é um procedimento minimamente invasivo. Além de ser positivo por questões estéticas, como a ausência de cicatrizes ou cicatrizes pouco aparentes, a cirurgia garante uma recuperação muito rápida.

 

O pós-operatório dura entre uma e duas semanas e não traz grandes alterações na rotina do paciente, sendo necessário seguir apenas algumas indicações médicas, como a utilização de pomadas e filtro solar, por exemplo.

 

Evitar exposição diretamente ao sol em um primeiro momento também é necessário, entre outros cuidados. Converse com seu médico, leve em consideração todas as recomendações e tire suas dúvidas após o procedimento.

  • blefaroplastia
  • blefaroplastia inferior
  • cirurgia
  • plastica ocular

Posts relacionados

baixa autoestima

Blefaroplastia: como o procedimento pode ajudar a superar a baixa autoestima.

pálpebras flácidas

Pálpebras flácidas: como resolver este problema estético?

cirurgia palpebral

Cirurgia palpebral: quem pode fazer blefaroplastia?

agendar

Reserve um horário para se cuidar

Seja você a sua prioridade! Cuide da sua saúde, beleza e autoestima. Agende uma consulta com facilidade pelo WhatsApp.