No ectrópio, a borda da pálpebra do paciente se vira para fora, o que faz com que ela fique mais afastada do globo ocular. Essa condição pode trazer consequências negativas e comprometer a visão do indivíduo, já que ela deixa os olhos mais expostos e desprotegidos.
Existem diversas causas para o surgimento do problema, mas a senilidade é sua principal causadora, já que ela faz com que as pálpebras do paciente fiquem mais flácidas e, consequentemente, mais suscetíveis. Cirurgias mal sucedidas, queimaduras ou traumas também são fatores de risco.
Entre os sinais e sintomas mais frequentes da condição, estão:
Os sintomas podem ser amenizados com o uso de colírios, mas o tratamento definitivo é realizado por meio de uma cirurgia, cujo objetivo é reposicionar a pálpebra no lugar correto e voltar a proteger o globo ocular.
É importante destacar que o tratamento precoce é fundamental para o ectrópio e, por isso, é necessário manter consultas de rotina com um oftalmologista de confiança – que também podem evitar outros tipos de problemas.
Se está à procura de uma profissional de confiança, conheça a Dra. Juliana Carrion. Oftalmologista altamente capacitada, ela é especializada em cirurgia plástica ocular e tem um amplo conhecimento técnico. Além disso, tem uma abordagem humanizada e atenciosa com seus pacientes, mantendo um olhar individualizado para cada caso.
Seja você a sua prioridade! Cuide da sua saúde, beleza e autoestima. Agende uma consulta com facilidade pelo WhatsApp.