Entrópio é uma patologia ocular que costuma causar bastante desconforto no paciente. Ela é representada pela inversão da pálpebra, que se vira para dentro, em direção ao globo ocular.
Essa condição, que pode ocorrer tanto na pálpebra inferior quanto na superior, pode causar irritação e danos à córnea em razão do contato constante dos olhos com os cílios ou outras estruturas externas da pálpebra.
A irritação ocular pode provocar incômodo e os sintomas mais comuns são a vermelhidão ocular e a sensação da presença de areia nos olhos. Em determinados casos, secreção, fotofobia e lacrimejamento excessivo também podem ocorrer.
Quando há a exposição prolongada da região interna dos olhos com as pálpebras, algumas complicações podem surgir, como a presença de infecções oculares ou mesmo úlceras na córnea.
Lubrificantes em formato de colírio e lentes de contato terapêuticas podem ser indicados pelo oftalmologista para minimizar esse atrito, mas a cirurgia é o tratamento mais eficaz para o entrópio, pois reposiciona a pálpebra no local adequado.
A Dra. Juliana Carrion é uma médica oftalmologista altamente capacitada e especializada em cirurgia plástica ocular.
Seja você a sua prioridade! Cuide da sua saúde, beleza e autoestima. Agende uma consulta com facilidade pelo WhatsApp.